quarta-feira, 15 de abril de 2009

Isiah Thomas aceita treinar equipe universitária de graça por um ano

Ex-técnico do Knicks assume comando do Golden Panthers, da Flórida, e diz que dinheiro é algo totalmente secundário na nova etapa de sua vida

Uma nova etapa se inicia na vida de Isiah Thomas. Após dois escândalos pessoais, o ex-técnico do New York Knicks decidiu treinar o Golden Panthers, time da Universidade Internacional da Flórida (FIU), sem cobrar nada durante o primeiro ano de trabalho. O dinheiro parece não ser problema para o americano, que ainda receberá US$ 12 milhões (cerca de R$ 26 milhões) dos Knicks por quebra de contrato em 2008. Segundo o próprio treinador em sua apresentação à equipe nesta quarta-feira, ele chegou a um acordo com a direção da universidade após conhecer as dificuldades econômicas enfrentadas pela instituição.

- O dinheiro é algo completamente secundário nesta nova etapa da minha vida. Estou muito empolgado com essa oportunidade de elevar o nível desta equipe. Queremos ganhar. Entedemos que este é um processo que leva trabalho e sabemos que vamos ter altos e baixos. Mas estou convencido de que vamos ter grandes conquistas, só é preciso um pouco de paciência - disse o técnico do Golden Panthers.

Thomas comparou sua decisão de treinar o time universitário às outras mudanças que fez em sua vida, lembrando que muitos também o questionaram quando decidiu trocar o Detroit Pistons pelo Toronto Raptors ou quando deixou o comando do Indiana Pacers pelo do New York Knicks.

- Eu gosto de arregaçar as mangas e caminhar de baixo para cima. Sei bem o que é trabalhar duro - comentou.

Diretor esportivo da FIU, Pete García acredita que a universidade ganhou um "grande ser humano e um excelente técnico" e afirmou que a instituição considerou os escândalos pessoais de Thomas quando pensou em contratá-lo. O ex-técnico do Knicks foi acusado de assédio sexual e teria sido atendido por uma ambulância em sua casa após uma overdose de remédios para dormir - este último fato nunca foi confirmado.


- Sabemos quais foram os problemas. Analisamos a situação e levamos esse assunto muito a sério - disse García.

E, ao que tudo indica, a universidade terá mais lucros com Thomas do que prejuízos. Atualmente, a FIU é a 21ª colocada no ranking nacional de número de estudantes, mas essa posição tende a melhorar. García afirmou que a instituição recebeu centenas de mensagens de potenciais novos alunos-atletas que demonstraram interesse em ingressar no próximo semestre letivo em apenas 48 horas após anunciar a contratação do novo treinador,

Mas a tarefa de Thomas não será fácil. Na última temporada, o Golden Panthers teve uma marca de apenas 13 vitórias, somando mais de 20 derrotas pelo terceiro ano consecutivo. A equipe não tem um bom desempenho dentro das quadras desde 1999-2000.

- É um dia muito importante para nós. Fora da Flórida, há muitas pessoas que não conhecem a FIU. Agora, irão conhecer - concluiu García.

Das agências internacionais Flórida, Estados Unidos

Nenhum comentário: