quinta-feira, 28 de maio de 2009

San Juan, em Porto Rico, é escolhida a sede da Copa América de basquete

Torneio, que aconteceria no México, é classificatório para o Mundial

O Brasil já sabe onde lutará pelo bicampeonato da Copa América de basquete. Nesta quinta-feira o secretário geral da FIBA Américas, Alberto García, anunciou que a cidade de San Juan, em Porto Rico, será a sede da competição, que começa no dia 26 de agosto e vai até seis de setembro.

Inicialmente, o México seria o país sede, mas o local perdeu a condição por não pagar as taxas pelos direitos de organização. Brasil e Uruguai também estavam na briga.

Alberto García reconheceu que "não foi fácil" escolher a capital porto-riquenha, mas que pesou na decisão os valores financeiros da proposta apresentada pelas autoridades locais.

- Não temos que provar nada. Sabemos que o basquete é o esporte número um em Porto Rico e que há ginásios para a realização do torneio - afirmou.

Confiante, o presidente da federação de basquete de Porto Rico, Rubén Niglagioni, afirmou que a escolha aumenta as chances de o país garantir uma das quatro vagas.

Os quatro primeiros colocados garantem vaga para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2010. Os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos já estão classificados. Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela (América do Sul); Canadá (América do Norte); Cuba, Ilhas Virgens, México, Porto Rico e República Dominicana (América Central) lutam pelo título.

A seleção brasileira foi campeã da última edição, realizada em Santo Domingo, na República Dominicana, em 2005.

Nenhum comentário: